A nutrição adequada após o nascimento, durante a infância e a adolescência é fundamental para promover o crescimento. As necessidades nutricionais são definidas como as menores quantidades de macro e micronutrientes que devem ser fornecidas de forma a satisfazer as funções fisiológicas normais.

O objetivo principal da terapia nutricional parenteral é manter ou restituir o estado nutricional ideal até o restabelecimento das condições alimentares enterais. Indicações: pre-operatorio e pos-operatorio, traumas e queimados  doencas gastrintestinais: sindrome do intestino curto, pancreatite, fistulas, grave doenca inflamatoria intestinal (doenca de crohn ou retocolite ulcerativa), peritonite, diarreia grave cronica ou persistente, nutricao enteral insuficiente: anorexia nervosa, caquexia, câncer quando houver inconsciencia com contraindicacao de nutricao enteral,  insuficiencia renal com desnutrição, insuficiencia hepatica com desnutrição, certas condicoes pediatricas: malformacoes congenitas (onfalocele, gastrosquise); prematuridade; enterocolite necrosante.

A NP pode utilizar duas vias principais: a via periferica, atraves de veias subcutaneas, e a via central, através de cateter na veia cava superior ou inferior. Solucoes de NP com osmolaridade acima de 600 mOsm/L nao deverao ser utilizadas em acessos perifericos, pois podem causar complicacoes como flebite e extravasamento para o subcutâneo.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *